Segredos e temperos da Amazônia

O DESTINO

grupo de mulheres dançando música tradicional do pará

Foto: Diego Arelano

Os índios o chamavam de pa’ra, ‘um rio que de tão largo não se avistava a outra margem’. O rio nomeou o Estado e sua capital Belém fica às portas da maior floresta tropical do planeta. Já a ilha de Cotijuba, “trilha dourada” para os tupinambás, é hoje Área de Preservação Ambiental.

A EXPERIÊNCIA

Tacacá / Foto: Diego Arelano

Prepare-se! A Amazônia é um universo misterioso. Local onde tudo ultrapassa o comum: a abundância das águas e de peixes – o pirarucu é o rei da água doce –, a exuberância da flora, enfim, o paraíso dos que amam a natureza.

Essa viagem ao Pará é fonte inesgotável de sabores, aromas, temperos, sonoridades e sensações. Começa com uma visita a um caldeirão de cultura, o Mercado Ver-o-Peso, lugar de puro fascínio. Ali pode-se provar um suco de açaí, cuja fruta foi recém-tirada do pé, um cupuaçu tido como a ‘bebida dos deuses’, sentir o perfume da priprioca, e o tremorzinho na língua que provoca o jambu. Vamos nos encantar com os vidrinhos de banho-de-cheiro, bons para as mazelas do corpo e da alma, e com o tom amarelo do tucupi, sumo extraído da mandioca-brava.

E tem mais ainda: os apetrechos engenhosos que os índios desenvolveram para cozinhar,como cuias, paneiros, alguidares e tipitis.

Destaques

Visita ao Mercado Ver-o-peso

City Tour histórico por Belém

Visita à Ilha de Cotijuba

Vivências junto à comunidade

Trilha amazônica

Luau na Praia

Oficina de culinária

GALERIA DE IMAGENS

Roteiro

DIA A DIA

Dia 1 | Chegada em Belém e traslado privativo para o hotel. Check-in e tempo livre para curtir os arredores, como o Parque Naturalístico Mangal das Garças. Pernoite.

Dia 2 | Após o café da manhã iremos visitar um dos mais famosos pontos turísticos de Belém, o popular mercado Ver-o-peso, local onde você encontrará os produtos regionais e especialidades únicas da culinária e misticismo paraense! Após almoço (não incluso) conheceremos um pouco mais sobre a importante arquitetura e cultura regional de Belém no papel da ocupação do território amazônico. Ao final do dia, iremos aproveitar o pôr-do-sol na Estação das Docas, um complexo turístico e cultural que congrega gastronomia, cultura, moda e eventos em 500m de orla fluvial do antigo porto de Belém, às margens da baía do rio Guajará.

Dia 3 | Café da manhã e saída para o Porto de Icoaraci, onde embarcaremos para a Ilha de Cotijuba (Aprox. 50 min de navegação). Ao chegar, conheceremos o projeto MMIB – Movimento de Mulheres das Ilhas de Belém, que geram renda através da produção de biojoias e papel artesanal, viveiro de mudas e processamento de matéria-prima para o comércio sustentável. Após almoço na sede do projeto, hora de conhecermos nossas hospedarias e também a famosa praia do Vai-quem-quer! Após um aconchegante jantar caseiro preparado pelas nossas anfitriãs, pernoite.

Dia 4 | Após um delicioso café-da-manhã regional, faremos um mergulho na cultura gastronômica do Pará. Junto das mulheres do MMIB e de nossa mediadora culinária, faremos e nos deliciaremos de um delicioso almoço típico. Na parte da tarde é hora de conhecermos as sementes e insumos da Amazônia, assim como aprendermos os processos (fazendo!) até se tornarem belíssimas biojoias. No fim de tarde prepararemos uma das mais tradicionais culturas paraenses – o banho de ervas, que estará pronto para nos energizar no dia seguinte. Jantar e pernoite.

Dia 5 | Café-da-manhã e saída para uma trilha (aprox. 2 h) acompanhados de um condutor local que nos explicará um pouco deste ecossistema e tudo o que podemos extrair sustentavelmente dele. Refrescante banho de rio ao final da trilha e, após almoço e tempo para descanso, é hora de começarmos a por a mão na massa para o Luau na praia. De acordo com as afinidades/curiosidades de cada um, vamos ajudar a comunidade no preparo das comidas e decoração para nossa última noite na Ilha. Antes do começarmos a curtir o luau ao som de muito carimbó, o banho de ervas (preparado no dia anterior) estará pronto para quem desejar usufruir.  Pernoite.

Dia 6 |Na última manhã na ilha, conheceremos as ações da comunidade para manter a floresta amazônica em pé, como o plantio e extração de insumos sustentáveis de Ucuuba e Priprioca para a indústria de cosméticos. Após um almoço especial de despedida e este banho de cultura, navegaremos de volta a Icoaraci. Chegada ao porto e traslado para o aeroporto ou hotel, de acordo com seu itinerário.

Mais informações

Incluso:

  • Traslados in/out Aeroporto
  • Tickets Belém / Cotijuba / Belém
  • Anfitrião Vivejar
  • 2 pernoites em Belém no Hotel Atrium – Apto STD
  • 3 pernoites na Ilha de Cotijuba em hospedarias locais
  • Refeições conforme mencionadas – Café da Manhã (C) / Almoço (A) / Jantar (J)
  • Bebidas nãos alcóolicas nas refeições – Água, sucos e refrigerantes
  • Vivências, oficinas, workshops e passeios conforme descritos no roteiro
  • Taxas de visitação/preservação
  • Seguro Viagem

Não incluso:

  • Aéreo
  • Despesas pessoais
  • Demais refeições e itens não mencionados como inclusos

 

CONSULTE OPÇÕES DE CUSTOMIZAÇÃO PARA ESTE ROTEIRO

SOLICITE UM CONTATO

RECEBA UMA PROPOSTA