São Paulo Alternativa
O DESTINO
Como ponto de referência, Grajaú localiza-se ao sul da capital paulista, às margens da represa Billings. Com quase 400 mil habitantes é o maior distrito da cidade. A despeito de suas 176 favelas, a região vem mostrando forte desenvolvimento sociocultural, baseado em inovação social, sustentabilidade pelo ecoturismo, agricultura orgânica, arte (grafite), e pelo grande comprometimento de moradores que estão atuando para mudar sua realidade e a de seu entorno.
A EXPERIÊNCIA
Um bom motivo para viajar é corrigir a imagem que temos de certos lugares. Um tanto fora da rota de atrações mais conhecidas da capital paulista, a viagem para Grajaú/Bororé, não corre no tapete vermelho. O roteiro se alicerça no aprofundamento da natureza humana dali envolvida em projetos sociais que reforçam o lazer e a cultura daquela periferia. Faremos, literalmente, uma travessia (de balsa) entre a gigantesca São Paulo de belos edifícios para uma São Paulo rural que nos ensina que aquele lugar é responsável por abrir portas para um mundo com gente de todas as idades, com diferentes cargas emocionais, mas confiante no futuro.
GALERIA DE IMAGENS
Roteiro
Encontro com o anfitrião Vivejar as 8am na Catraca da Estação Santo Amaro da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), de onde seguiremos (aproximadamente 1 hora) até o distrito de Grajaú. Ao chegar no destino, nos encontraremos com as lideranças locais e embarcaremos no veículo que nos conduzirá ao longo do dia.
Chegaremos à margem da Represa Billings – um dos maiores e mais importantes reservatórios de água da região metropolitana de São Paulo – onde seremos recepcionados com um delicioso café da manhã, preparado com produtos orgânicos cultivados na Ilha do Bororé. Na sequência partiremos conhecer o famoso Mural do Enivo, artista local com fama internacional. Aproveitaremos para conhecer a história do bairro, curiosidades e demais obras de artistas locais.
Caminharemos até a sede do projeto Menin@s da Billings para conhecer suas diversas iniciativas e como eles estão utilizando a represa para transformar a realidade dos jovens da região. Também colocaremos a mão na massa ajudando em alguma ação pontual que o projeto demande na data da visita.
Com aproximadamente 10 minutos de travessia, embarcaremos rumo à uma região remota de São Paulo, onde os moradores driblaram a dificuldade de acesso a oportunidades de trabalhos formais no centro da cidade com iniciativas de agricultura local, que promovem geração de renda e fortalecimento da comunidade local.
Assim, tornaram-se a maior produtora e fornecedora de alimentos orgânicos para a capital, sendo referência nacional nesse tipo agricultura. Desfrutaremos de um almoço e posteriormente conheceremos o Coletivo Casa Ecoativa, um programa de gestão ambiental participativo que tem articulado e construído propostas e atividades sócio-eco-culturais desde 1998, com foco no resgate da cultura da comunidade, valorização dos artistas da região e ações voltadas à preservação do meio ambiente.
Após almoço, partiremos para um passeio pela parte histórica de Bororé, passando por pontos singulares como o Mural da Vila, a Capela e Armazém do Edinho. A próxima parada será o Sítio Paiquerê, um dos principais produtores de alimentos orgânicos de São Paulo. Conheceremos tanto as plantações como a arquitetura modernista do lugar, além do Ninhal das Garças – ponto turístico do bairro, por conta da migração destas aves e a montagem de seus ninhos para reprodução.
Momento reservado para conhecermos ainda mais a origem dessa comunidade e entendermos o que possibilitou o desenvolvimento de iniciativas e expressões artísticas tão singulares. Oportunidade para as últimas lições e uma rodada de feedback e sugestões para a comunidade.
Retornaremos à estação Grajaú para pegarmos o trem de volta ao centro da Capital. Após uma experiência tão diferente em plena megalópole, a viagem de retorno se torna um ótimo momento para absorver todo o aprendizado deste dia.
Mais informações
Incluso
- Guia local;
- Anfitrião Vivejar;
- Oficinas e Workshops;
- Veículo exclusivo;
- Café da manhã e almoço;
- Tickets balsa ida e retorno Ilha do Bororé;
- Bilhetes de Trem Santo Amaro / Grajaú / Santo Amaro;
- Seguro Saúde.
Não incluso
- Aéreo;
- Hospedagem;
- Despesas pessoais;
- Bebidas industrializadas;
- Demais refeições e itens não mencionados como inclusos.