Alter – Jornada Sensorial 6D/5N

O DESTINO

barco belle amazon no rio tapajós em alter do chão ancorado em uma praia de rio

Barco Belle Amazon / Foto: Rui Toné

Pegue o mapa do Brasil. Na curva mais fechada do Rio Amazonas, entre lagos, paranás, estreitos, igarapés, e a foz do rio Tapajós, se localiza a vila de Alter do Chão, pequeno município de Santarém, Pará.

Suas praias de águas quentes e cristalinas foram listadas diversas vezes por jornais e revistas internacionais, como a mais bonita praia de água doce do mundo. É nesse vilarejo renomado também por sua culinária tipicamente amazônica, seu artesanato único, suas manifestações culturais e folclóricas, além da hospitalidade acolhedora de seu povo que tem início nossa expedição “Amazônia Sensorial”.

A EXPERIÊNCIA

Turistas em Alter do Chão

Navegando pelos rios Tapajós e Arapiuns na floresta fechada, irresistivelmente sedutora, misteriosa e gigantesca, nos transportamos para um raro universo de sensações visuais e olfativas. Onde é possível observar a riqueza biológica da maior floresta tropical do mundo, sentir o aroma das frutas amazônicas, ver que os céus estão sempre numa animação de asas e ouvir trinados e grasnares que enchem de vida as copas das árvores.

É também ter a chance de conhecer as comunidades ribeirinhas, que vivem e resistem nas áreas com suas atividades econômicas, e se encantar com histórias e lendas da Amazônia narradas pelos moradores.

Destaques

  • Saídas previstas para 2021:
    • 30 de Outubro a 04 de Novembro de 2021
  • Oficina de artesanato
  • Experiências gastronômicas
  • Passeios contemplativos
  • Banho de rio
  • Piracaia – luau na praia
  • Visita à comunidades tradicionais
  • Praias fluviais

GALERIA DE IMAGENS

Roteiro

Vivenciando Alter do Chão
o barco ancorado no rio Tapajós

Walter Fonseca

Dia 1 – Após café da manhã no hotel, translado privativo até a embarcação na Vila de Alter do Chão Começaremos nossa navegação em direção a Floresta Nacional do Tapajós. Chegaremos em uma das comunidades que compõem esta unidade de conservação e, antes de qualquer coisa, será hora do primeiro mergulho nas águas do rio Tapajós. Após o almoço a bordo, desceremos na comunidade para conhecer o artesanato feito em látex extraídos das seringueiras da região. À noite, antes do jantar, faremos  um passeio de canoa regional pelos igarapés para contemplar o nascer da lua cheia. Retornaremos para o barco para curtir a noite ao luar. Jantar e pernoite a bordo.

Dia 2 –Amanhecemos ao som matinal da floresta, já nas águas do rio Arapiuns. Após café a bordo, nos prepararemos para uma trilha pela floresta nativa, acompanhados de um condutor local que nos apresentará um pouco da rica flora amazônica. Ao final, um banho relaxante no igarapé. À tarde, após almoçar e recuperar as energias gastas na trilha, seguiremos a navegação com destino a uma ponta de areia, como são chamadas as praias da região. Aproveite para relaxar e curtir esse paraíso amazônico. A noite de Ano Novo não poderia ser mais especial. Vamos começar as celebrações com um banho de cheiro paraense. Nossa equipe fará um menu especial de jantar preparado com muito carinho pela nossa equipe com o melhor da culinária paraense.

Dia 3- Hoje conheceremos um pouco do dia a dia  das famílias do Povo Munduruku que lutam pela homologação de seu território e garantia dos seus direitos. Vivendo da produção da roça, pesca e artesanato eles abrem as portas para nos receber e mostrar um pouco da sua cultura, vamos praticar arco e flecha, fazer pintura corporal e ouvir sobre as lutas dos povos indígenas no cenário atual. Uma boa conversa para quebrar estereótipos sobre a figura do indígena e sua importante atuação como verdadeiro guardião da Amazônia. Almoço a bordo e à tarde nossa a  viagem continua com destino ao Rio Arapiuns. Jantar e pernoite a bordo.

Dia 4 – Hoje nossa parada será em outra das comunidades ribeirinhas da região, onde vamos conhecer a antiga tradição da confecção de artesanato com palha de tucumã, uma típica palmeira da região. Faremos uma oficina com os artesãos para aprender um pouco sobre as cores, os processos de tingimento e as características do trançado tradicional. Prepare-se, pois é praticamente impossível sair de lá sem uma peça! Nossa tarde será livre em uma das belas praias de água doce da região. Jantar e pernoite a bordo.

Dia 5 –Neste dia conheceremos uma típica casa de farinha e o processo de produção dos alimentos derivados da mandioca que são indispensáveis na mesa das populações da Amazônia. Um conhecimento milenar encontrado em toda a região norte. Nossa última tarde será em mais uma linda praia a beira do Arapiuns. À noite, prepare-se para nosso jantar especial de despedida do barco! Faremos uma tradicional piracaia: peixe assado na brasa na praia em um cenário muito especial! Prepara-se! Pernoite a bordo.

Dia 6- Amanheceremos no Canal do Jari, dormitório dos pássaros da região e um estreito braço do Rio Amazonas. O canal é ideal para observarmos, bem cedo, alguns animais, como jacarés, iguanas e papagaios, navegando pelos igapós e florestas inundadas. Após passeio pela região em pequenas canoas, retornamos ao barco para continuar viagem de retorno a Alter do Chão. Almoço a bordo e desembarque até às 18h00. Translado para o hotel ou aeroporto. Fim dos serviços.

Mais informações

Incluso:

  • Traslados in/out
  • Veículo Exclusivo do grupo
  • Anfitrião
  • 5 pernoites no Barco Belle Amazon em Cabine dupla com ar-condicionado
  • Refeições conforme mencionadas – Café da Manhã (C) / Almoço (A) / Jantar (J)
  • Frutas, lanches e bebidas (água, sucos, refrigerantes, cerveja e caipirinha) na embarcação
  • Vivências, oficinas, workshops e passeios conforme descritos no roteiro
  • Taxas de visitação/preservação
  • Seguro Viagem

Não incluso:

  • Aéreo;
  • Despesas pessoais;
  • Demais refeições e itens não mencionados como inclusos. 

CONSULTE OPÇÕES DE CUSTOMIZAÇÃO PARA ESTE ROTEIRO

SOLICITE UM CONTATO

RECEBA UMA PROPOSTA