Skip to main content

Alguns dos mais brilhantes exemplos de turismo sustentável no Brasil e na América do Sul foram apresentados durante os três painéis sobre Turismo Responsável que ocuparam a WTM – World Travel Market Latin America de 2018, entre 3 e 5 de abril, em São Paulo. Organizados e liderados pelo diretor da Inverted America, Gustavo Pinto, os painéis estiveram baseados nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU e cada um deles se voltou para um dos objetivos diretamente associados ao turismo.

O debate Turismo e Comunidades Locais na América Latina, direcionado para o objetivo número 8) Promover crescimento econômico sustentável e inclusivo, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos, trouxe iniciativas de turismo comunitário que estão gerando desenvolvimento sustentável, emprego e renda para várias comunidades no Brasil. Enquanto o painel Turismo Marítimo na América Latina, que abordou o objetivo 14) Conservação e uso sustentável dos oceanos, mares e fontes marinhas para o desenvolvimento sustentável, trouxe reflexões sobre as atividades turísticas com a exploração de animais.

No segundo dia da WTM Latin America, a fundadora da Vivejar, Marianne Costa, participou do painel Turismo e Desenvolvimento Local: a vantagem comercial, trazendo suas experiências e contribuições profissionais para o debate sobre Consumo e produção sustentável no turismo (objetivo 12). Além de apresentar os impactos positivos diretos causados pelas viagens e visitações da Vivejar nas comunidades brasileiras, Marianne lembrou como os produtos do turismo consciente e sustentável estão se tornando imprescindíveis e lucrativos para todos.

“O turismo tem uma força superpoderosa de desenvolvimento social, além da valorização da cultural e preservação do meio ambiente”, destacou Marianne. Ao lado dos outros participantes da roda, Cássio Garkalns da GSK Negócios Sustentáveis, e Elisabeth Solis Fournier, da Localiza Costa Rica, a diretora da Vivejar lembrou também como o turismo responsável tem sido transformador e trazido impactos positivos para os turistas, que buscam cada vez mais esse tipo de viagem.

 

WTM Latin America
Novo coletivo pelo Turismo Responsável

Ainda durante a WTM Latin America, Marianne Costa e Gustavo Pinto apresentaram juntos o MUDA! – Coletivo Brasileiro pelo Turismo Responsável. A proposta da associação que reúne seis importantes empresas brasileiras do setor, é posicionar o Brasil internacionalmente como um destino de Turismo Responsável. A Estação Gabiraba, a Inverted America Viagens, a Pousada Uakari, a Tropical Tree Climibing, a Turismo Consciente e a Vivejar, pretendem fortalecer a promoção internacional dos produtos brasileiros de turismo sustentável, pretendem influenciar políticas públicas no setor e agregar inovação e novos valores aos roteiros e destinos nacionais divulgados pelo mundo.