São Paulo Alternativa – Grajaú e Ilha do Bororé

Represa Bilings - Grajaú. Por Fabiana Goulart

Costuma-se dizer que São Paulo é onde as coisas acontecem. Sim, é verdade. E mesmo em lugares considerados “difíceis”, tem gente atuando e mudando a sua realidade e do entorno. É o caso do bairro Grajaú e da Ilha do Bororé, bairros do extremo Sul de São Paulo, divididos pela Represa Billings.

Onde a natureza, a agricultura, a periferia, a arte, a sustentabilidade, o grafite, a inovação social e a “quebrada” se encontram. Nosso roteiro propõe um mergulho neste mosaico de iniciativas e experiências. Uma outra São Paulo te espera.

Nesse roteiro, o turista terá a oportunidade de vivenciar uma outra São Paulo. Recepcionados no Atliê DAKI, visualizando a cultura da região, seguindo com uma caminhada no bairro Grajaú, conheceremos os desafios locais através de lentes apreciativas que estão mudando esta realidade. Atravessaremos a represa rumo a Ilha do Bororé, deixando a São Paulo urbana para um mergulho na São Paulo rural, orgânica, biodinâmica, social, cultural, coletiva, ativa, Ecoativa!

 

Destaques

Este roteiro é uma jornada de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, através de uma imersão de um dia na periferia de São Paulo para conhecer trabalhos ligados à: 

  • Projetos Sociais
  • Arte de Rua
  • Sustentabilidade
  • Gastronomia
  • Agricultura Orgânica
  • Inovação Social

foto de abertura: ©

Galeria de imagens


clique nas imagens para ampliar

Dia a dia


08:00 – Encontro na Estação Santo Amaro da CPTM

Créditos: Acervo São Paulo

Pontualmente às oito, nosso anfitirão já estará na catraca da estação de trem dando as boas vindas ao grupo. Momento de primeiro contato do grupo e um bom papo sobre os novos caminhos de São Paulo que iremos conhecer. Próxima parada: Estação Grajaú.

09:00 - Chegada no Grajaú e Embarque na Van

Crédito – Pedro Amora

Ao chegar no Terminal do Grajaú, nos encontraremos com as lideranças locais da nossa experiência. Eles estarão também com a Van que nos guiará pelo bairro do Grajaú, passando pelo Ateliê DAKI, Projeto Menin@s da Billings, até nos deixar na balsa para cruzar à Ilha do Bororé.

09:30h – Ateliê DAKI e Café da Manhã

Créditos: Pedro Amora

É momento de conhecermos as diversas expressões de artes do Grajaú. Aproveite para aprender um pouco de como é o movimento artístico nas periferias de São Paulo. “Arte no Grajaú, surge o Ateliê Daki, um espaço cultural que tem o intuito de contribuir, por meio das Artes, para ampliar o repertório cultural da região do Grajaú. Visa proporcionar arte para preencher o dia a dia não somente dos moradores daqui, mas de todos que dela necessitam para viver.”

Lá também será servido nosso delicioso café da manhã, com opções veganas e todo preparado com produtos organicos cultivados na Ilha do Bororé.

11:00h – Mural do Enivo e Caminhada até o Projeto Menin@s da Billings

Créditos: Pedro Amora

Agora chegaremos às margens da Represa da Billings. Conheceremos o famoso Mural do Enivo, artista local com fama internacional. Aproveitaremos para conhecer a história do bairro, curiosidades, artistas locais e também deixar nossa marca no Parque Linear.

Caminharemos até a sede do projeto Menin@ da Billings para conhecer suas diversas iniciativas e como eles estão utilizando a represa para transformar a realidade dos jovens da região.

13:00h – Balsa para a Ilha do Bororé

Casa EcoAtiva - Ilha do Bororé

Casa EcoAtiva – Ilha do Bororé

Previsto para às 13:00 está nosso transporte por Balsa para a Ilha do Bororé. Tempo estimado: 30 minutos.

13:30h – Almoço na Casa EcoAtiva

Créditos: Pedro Amora

Chegaremos na Casa Ecotiva direto pro Almoço que estará nos esperando. Esta refeição também é toda preparada com produtos organicos cultivados ali mesmo na Ilha do Bororé. Com opções veganas, almoçaremos ouvindo o canto dos pássaros ou os causos dos locais, na São Paulo Rural. Aproveite para desfrutar da bela vista rica em natureza da Casa e também conhecer o pessoal que trabalha junto ao Coletivo.

14:30h – (Re)Aquecimento do Grupo e Apresentação da Casa Ecoativa

Créditos: Pedro Amora

Momento de adquirir todo o conhecimento dos líderes do Coleto Casa Ecoativa. A Casa Ecoativa é um programa de gestão ambiental participativo do bairro da Ilha do Bororé e possui um espaço de convivência que tem articulado e construído propostas e atividades sócio-eco-culturais desde 1998, com foco no resgate da cultura da comunidade, valorizando os artistas populares da região e ações voltadas à preservação do meio ambiente.

15:00h – Caminhada pela Vila Histórica do Bororé, Mural da Vila e Sítio Paiquerê

Visita ao lado histórico da Ilha do Bororé, passagem pelo Mural da Vila, Capela e Armazém do Edinho. A próxima parada será o Sítio Paiquerê, um dos principais produtores de alimentos orgânicos de São Paulo. Conheceremos tanto as plantações como a arquitetura modernista do lugar, além do Ninhal das Garças, um ponto turístico do bairro, por conta da migração das Garças e a montagem de seus ninhos para reprodução.

Créditos: Pedro Amora

16:30h – Últimas lições, aprendizados do dia e feedback para a comunidade

Reservamos o momento do final do dia, antes de nos prepararmos para a volta à São Paulo, centro urbano, para as últimas lições, fechamento do dia e uma rodada de feedback e sugestões para a comunidade. Após uma experiência tão diferente em plena megalópole, você sairá transformado e também sentirá vontade de transformar o próximo.

 

Créditos: Pedro Amora

17:00 – Fim do roteiro e retorno para o Terminal Grajaú

Valores

Investimento:
Consulte os valores com a Equipe Vivejar, contato@vivejar.com.br ou (11) 3031-3034.
Condições de Pagamento: Transferência Bancária, Cartão de Crédito em até 4 vezes.

O roteiro inclui


Anfitriã Vivejar
Especialista
Guia Local
Passeios / Atividades
Refeições na comunidade
Seguro de Viagem

Mais informações


Dicas

  • Ir via CPTM de trens para o roteiro é um atrativo a parte e já é o inicio de nosso roteiro. Aproveite todas as informações que a Anfitriã Vivejar falar durante o trajeto;
  • O Uso de protetor solar e repelente de insetos é essencial para o roteiro. Assim como calçados confortáveis para as caminhadas;
  • Aproveite para conversar com as pessoas locais e trocar informações a respeito da região;
  • O Sítio Paiquerê vende uma série de produtos orgânicos produzidos localmente. Aproveite para abastecer a geladeira e a fruteira da sua casa;
  • Esse roteiro é altamente indicado para Vegetarianos e Veganos.

Vale lembrar

  • O ministério da saúde recomenda (não obrigatório) a vacinação da febre amarela para todos os viajantes acima de 09 meses de idade que entram em zonas endêmicas no Brasil, como a região amazônica;
  • Em consonância com a deliberação normativa nº 161 de 09 de Agosto de 1985, da Embratur, em caso de desistência após assinatura do contrato de viagem, serão retidos: com até 31 dias de antecedência, 10% do valor total a titulo de despesas operacionais; entre 30 e 21 dias anteriores ao embarque, será retido 20% do valor do pacote; após os 20 dias anteriores ao embarque, 80% do valor do pacote.

O roteiro não inclui

  • Bebidas Alcoólicas;
  • Transfer particular;
  • ítens não mencionados acima.

Solicite um atendimento


*informações obrigatórias







foto: © André Dib

Gostou deste roteiro?

Fale com nossa equipe e veja como vivenciar esta experiência

+55 11 3031 3034

mande uma mensagem