Alter do Chão, Amazônia sensorial

Destino

Pegue o mapa do Brasil. Na curva mais fechada do Rio Amazonas, entre lagos, paranás, estreitos, igarapés, e a foz do rio Tapajós, se localiza a vila de Alter do Chão, pequeno município de Santarém, Pará. Suas praias de águas quentes e cristalinas foram listadas diversas vezes por jornais e revistas internacionais, como a mais bonita praia de água doce do mundo. É nesse vilarejo renomado também por sua culinária tipicamente amazônica, seu artesanato único, suas manifestações culturais e folclóricas, além da hospitalidade acolhedora de seu povo que tem início nossa expedição “Amazônia Sensorial”.

Alter do Chão no ParáFoto: Arquivo Vivejar

A Experiência

Navegando pelos rios Tapajós e Arapiuns na floresta fechada, irresistivelmente sedutora, misteriosa e gigantesca, nos transportamos para um raro universo de sensações visuais e olfativas. Onde é possível observar a riqueza biológica da maior

floresta tropical do mundo, sentir o aroma das frutas amazônicas, ver que os céus estão sempre numa animação de asas e ouvir trinados e grasnares que enchem de vida as copas das árvores. É também ter a chance de conhecer as comunidades ribeirinhas, que vivem e resistem nas áreas com suas atividades econômicas, e se encantar com histórias e lendas da Amazônia narradas pelos moradores.

 

 

foto de abertura: ©

Galeria de imagens


clique nas imagens para ampliar

Dia a dia


Dia 1 – Chegada em Santarém/Alter do Chão (J)

Recepção no aeroporto de Santarém, e acompanhamento até a vila de Alter do Chão (aproximadamente 40 minutos de carro), onde nossa embarcação e staff estarão, a partir das 14h, à nossa espera. Após nos acomodarmos, tempo livre para o descanso ou aproveitar o primeiro banho numa praia quase exclusiva e no final da tarde curtir o pôr do sol amazônico. Pernoite a bordo.

Dia 2 – Canal do Jari/Comunidade de Urucureá – Oficina de Palha (C,A,J)

Ainda com a neblina do amanhecer, a embarcação desfila pelo Canal do Jari- estreito braço do rio Amazonas – até o rio Arapiuns, onde os atrativos estão nas casas palafitas e nas canoas que se cruzam carregadas de alimentos. Desembarcamos na comunidade de Urucureá para conhecer o projeto de artesanato comunitário que utiliza a palha do tucumã (fruta típica da região) como matéria-prima para a fabricação de cestaria. Após interação com os artesãos participando da oficina de palha, sob à sombra de uma seringueira, iremos conhecer os processos de preparação da palha, das cores, e nos conectar com as histórias e lendas amazônicas. Ao cair do sol, vale ainda curtir algumas das praias de água doce. Pernoite a bordo

Dia 3 – Trilha dos Castanheiros/Comunidade Atodi – Vivências locais (C,A,J)

Vista de dentro a floresta é ainda mais arrebatadora. O olhar se perde num oceano de grandes árvores, desdobradas em matizes de verde, que dividem espaço e luz. Nos seus troncos crescem bromélias, orquídeas, samambaias, musgos, além de envolvidos por emaranhado de cipós. Esta é a apresentação do roteiro no terceiro dia. Começamos percorrendo uma trilha (aprox. 4hs – nível fácil) acompanhados de guia local que identificará espécies de árvores, plantas e os segredos da flora amazônica. À tarde, na comunidade de Apodi, ao lado de lideranças femininas, vamos nos inteirar sobre o manejo e a extração dos derivados da mandioca e da criação de abelhas sem ferrão para produção de mel. À noite jantar especial. Luau na praia onde o peixe é servido à moda Piracaia: assado na brasa com frutas e legumes. Pernoite a bordo.

Dia 4 – Alter do Chão/Santarém (C,A)

Navegação até a Ponta do Cururu, onde atracaremos para o almoço. Ainda há tempo para mais um banho nas águas quentes e tranquilas dos rios, ou fazer compras nas lojas de artesanato regional e indígena da vila, e assim contribuir para a economia do lugar. Traslado para hotel/aeroporto conforme seu itinerário.

Mais informações


Dicas

Incluso

  • Traslados in/out
  • Veículo exclusivo do grupo
  • Anfitrião Vivejar
  • Três pernoites no Barco Belle Amazon em cabine
  • Refeições conforme mencionadas – Café da Manhã (C) / Almoço (A) / Jantar (J)
  • Frutas, lanches e bebidas (água, sucos, refrigerantes, cerveja e caipirinha) na embarcação
  • Vivências, oficinas, workshops e passeios conforme descritos no roteiro
  • Taxas de visitação/preservação
  • Seguro Viagem

O roteiro não inclui

  • Aéreo
  • Despesas pessoais
  • Demais refeições e itens não mencionados como inclusos

Datas e valores


data

11 a 14 de Junho

valor por pessoa

Consulte-nos para maiores detalhes

disponibilidade

Mediante consulta

Solicite um atendimento


*informações obrigatórias







foto: © André Dib

Gostou deste roteiro?

Fale com nossa equipe e veja como vivenciar esta experiência

+55 11 3031 3034

mande uma mensagem