Skip to main content

A gastronomia paraense é um dos principais atrativos turísticos e tem função essencial para a preservação da cultura regional. É fundamental para a valorização da identidade e da manutenção do patrimônio, das tradições e da história do estado.

Na parte I desse texto, contextualizamos um pouco da região. Agora, você descobre quais são os pratos típicos que você não pode deixar de experimentar! Confira:

 

  • Pato no tucupi

Tucupi é um caldo amarelo extraído da mandioca que precisa ser cozido por uma semana. Nesse caldo o pato é fervido, depois de assado, onde fica de molho por mais um tempinho. Depois disso o jambu entra em cena. Fervido com água e sal é posto sobre o pato, que é servido com arroz branco e farinha de mandioca.

  • Maniçoba

É a feijoada paraense. “Maní” vem do tupi e significa “deusa da mandioca”. Dela é extraída a folha que deve ser moída e cozida por pelo menos 4 dias, a fim de que o ácido cianídrico seja eliminado. Depois desse processo acrescenta-se o charque, toucinho, mocotó, orelhas, pé e costelas de porco, linguiça e paio, formando a feijoada completa.

  • Caruru

Os protagonistas dessa receita são o quiabo e os camarões secos, que, misturados ao tempero verde, farinha seca e azeite de dendê formam um prato muito saboroso.

  • Tacacá (na imagem acima)

Outro ingrediente de origem indígena, o Tacacá é basicamente um mingau servido em cuias pelas “tacacazeiras”. Sua receita leva o tucupi, goma de tapioca cozida, jambu e camarão seco.

  • Chibé

Uma das mais paraenses de todas as comidas, chibé é uma palavra tupi que significa “meu caldo”. Com farinha de mandioca e água, possui um gosto levemente acidulado.

  • Açaí

Sabe aquela pasta gelada e doce que você come com frutas e granola? Esqueça totalmente essa referência. Em Belém, o açaí é praticamente onipresente e é um dos símbolos da região. Pode ser degustado de várias formas, porém a tradicional belenense é servir o açaí com peixe frito e farinha d’água.

 

Prepare-se para Belém, prepare-se para o Pará!

Com tanta coisa boa para conhecer e experimentar, você que busca algo diferente será facilmente conquistado. Na gastronomia paraense os sentidos se misturam, as sensações encantam. Um ditado popular que virou música já dá uma pista do que acontece por lá: “chegou ao Pará, parou; tomou açaí, ficou”.

 

Se interessou? Então confira nosso roteiro para Belém e Cotijuba e vá experimentar ao vivo essas delícias!