Experiência é aquele tipo de coisa que só você pode fazer por você mesmo. Só vivendo (e revivendo) algo para adquirir experiência. Ela não passa de pai para filho. Ela pode até ser comprada, mas não adianta de nada se não for vivida e sentida.

Foi a partir dessa percepção que nasceu o negócio social Vivejar – uma operadora de turismo especializada em viagens comunitárias no Brasil. O diferencial é que a Vivejar acredita no poder do turismo como ferramenta de transformação e empoderamento feminino em comunidades.

Assim, a prioridade da empresa é trabalhar com lideranças femininas, pois acredita no potencial da mulher em gerar desenvolvimento coletivo para si, sua família e sua comunidade.

Cada um dos roteiros é temático, com um “fio condutor” que ajuda a tangibilizar a experiência – como a cerâmica, a gastronomia, a inovação social, a cultura negra, etc. –, e conduzir o viajante a uma vivência transformadora.

 

Uma sementinha chamada “transformação”

A Vivejar está sob o comando da turismóloga e empreendedora social Marianne Costa. Formada pela UFMG e especializada em inovação social pelo Instituto Amani, Mari acredita no turismo como ferramenta de transformação e impacto positivo.

“Ter contato com modos de vida completamente diferentes é um convite à reflexão profunda e a uma autoavaliação. Além disso, o aprendizado a partir do contato com pessoas ditas simples é surpreendente e emocionante”, diz.

A fundadora é finalista do Prêmio Empreendedor Social de Futuro 2012, da Folha de São Paulo, e do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade e fellow do programa Women Change Maker. Agora, acaba de receber uma certificação que considera fundamental: a de Empresa B (por enquanto, “pending”, por ser uma empresa com menos de um ano).

Assim, se une às mais de 1500 empresas internacionais que, como ela define, “não querem ser as melhores do mundo, mas sim as melhores para o mundo”.

 

Brasis do Brasil – viagens comunitárias, cultura e modos de vida

A operadora vem mostrar a essência do Brasil através de roteiros desenhados para “jogar luz” no melhor do Brasil: o povo brasileiro. Iniciando suas atividades a partir do mês de outubro de 2016, a Vivejar nasce com experiências cuidadosamente desenhadas em três destinos brasileiros:

– O Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais – reconhecido pelas lindas e fortes mulheres por trás da cerâmica de tradição;

– A cidade do Rio de Janeiro – com a nova proposta turística com um olhar inovador para a criatividade e inovação social dentro das comunidades urbanas; e

Belém e Ilha de Cotijuba, no Pará – com seus segredos e sabores ainda pouco conhecidos dos turistas brasileiros e estrangeiros.

Mas isso é só o começo! Outros roteiros e parcerias devem surgir para serem lançados ao longo de 2017.

 

Raízes da origem

Marianne Costa fundou há 10 anos, ao lado de Mariana Madureira, a Raízes Desenvolvimento Sustentável. A empresa elabora projetos que envolvem turismo, fortalecendo os capitais humano, social e econômico.

Em 2009, juntas, elas iniciaram um projeto de geração de renda com comércio justo de artesanatos no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais.  Mas perceberam que havia mais valor na história das pessoas por trás daqueles produtos do que na aparência deles. E, então, se questionaram: “Por que, ao invés de levar os artesanatos até os grandes centros, não levamos as pessoas dos grandes centros até os artesãos?

A reflexão inspirou o nascimento de um roteiro que foi operado pela Raízes por quatro anos (de 2012 a 2016), o Do Barro à Arte – que agora faz parte das experiências proporcionadas pela Vivejar.

Assim, sob a mesma essência e origem, os dois negócios sociais se manifestam de maneiras diferentes: um reafirma o seu papel de fomento ao desenvolvimento sustentável de pessoas e lugares através de projetos socioambientais. Outro organiza viagens de experiência, gerando renda às comunidades e transformação aos visitantes.

Entre no site e conheça detalhes dos roteiros, fotos e mais: www.vivejar.com.br

 

Para mais informações e entrevistas:

Ana Duék

ana@viajarverde.com.br – Tel: (21) 99975-4998