Esse roteiro é repleto de vivências pela floresta, praias de água doce, comunidades tradicionais ribeirinhas com a inesquecível experiência de navegar nos Rios Tapajós e Arapiuns, de águas cristalinas e com belas praias.

Alter do Chão localiza-se na margem direita do rio Tapajós, a cerca de 32 km da cidade de Santarém.

Conhecida como “Caribe brasileiro”, quem conhece a região tem a sensação de ter encontrado um verdadeiro paraíso amazônico!

Para além da pequena vila, praias de areia branca, água cristalina, igarapés, florestas inundadas e árvores centenárias, compõem o cenário local, além de pequenas comunidades ribeirinhas que têm o turismo como uma fonte alternativa de geração de renda e proporcionam ao visitante uma imersão em seu modo de vida.

Navegar pelos afluentes do Rio Amazonas é uma experiência única e deliciosa. O Rio Tapajós tem água esverdeada com extensos bancos de areia fina e branca no período de seca e o Rio Arapiuns possui água cristalina e diversas praias quase desertas!

Além da natureza exuberante, as comunidades ribeirinhas da região trazem o tempero da cultura local e do aspecto humano ao roteiro.

Melhor época para viajar: No período das águas, de janeiro a julho, o rio sobe a ponto de desaparecer grande parte das praias. Este é o melhor período para observar os pássaros na região, navegar de canoa pelos igapós e passear pelas florestas alagadas. Nesta época a natureza fica ainda mais exuberante. De agosto a dezembro é o período de maré baixa, quando as ilhas e praias aparecem. É a época ideal para aqueles que querem curtir as praias amazônicas de água doce.

O que acha de viver essa experiência genuína na Amazônia com a gente!

Experiences

See what you find in this destination:
Gastronomia
Amazônia
Artesanato
Comunidade Ribeirinha
Localização de Alter do Chão

mouseover or click to enlarge

Localização de Alter do Chão

Next departures

Gallery

click to enlarge

photo: © acervo Embratur

Want to learn more about this specific destination?

Talk to our team and get to know how to embark on this experience